Cidadania espanhola

A Lei espanhola da Memória Democrática dá direito a filhos e netos de espanhóis nascidos fora da Espanha obterem a cidadania. A Lei está vigente até outubro de 2025.

Quem tem direito a nacionalidade espanhola deve fazer o pedido o quanto antes, pois a Lei está em vigor até outubro deste ano, além de os consulados estarem com muitos pedidos na fila. De acordo com o artigo 8º da Lei nº 20/2022 – Lei da Memória Democrática, combinado com a Lei nº 52/2007, o pedido de nacionalidade espanhola pode ser feito por:

  • Nascidos fora da Espanha, filhos ou netos de nacional espanhol originário, e, uma vez adquirida a cidadania, poderá transmitir ao bisneto, caso ainda esteja dentro do prazo legal.
  • Nascidos no exterior, que sejam filhos ou netos de nacional espanhol originário e que, por consequência de terem sofrido exílio por motivos políticos, ideológicos, de crença ou orientação e identidade sexual, teriam perdido ou renunciado à nacionalidade espanhola.
  • Filhos e filhas nascidos no exterior de mulheres espanholas que perderam a nacionalidade ao se casarem com estrangeiros antes da entrada em vigor da Constituição de 1978.

Diversos caminhos
possíveis

Facilidade no
Registro Civil

Processo acelerado
para casos especiais

Santiago de Compostela

Monastério de Montserrat

O pedido deve ser feito perante um Consulado da Espanha no exterior, que agendará a ida do requerente pessoalmente à autoridade consular munido de formulário próprio e documentação comprobatória.

A Lei da Memória Democrática foi criada para reconhecer e corrigir injustiças da Guerra Civil Espanhola e do regime franquista, concedendo cidadania espanhola a descendentes de espanhóis.

A lei facilita a reconexão com raízes espanholas e reconhece o sofrimento de famílias que emigraram em busca de liberdade.

Perguntas frequentes

Qual é o prazo que eu tenho para apresentar o meu pedido de cidadania espanhola pela Lei da Memória Democrática?

No período de três anos a contar desde 21 de outubro de 2022.

Voltará a ser exigida a residência no período mínimo de 1 ano na Espanha para os processos de filhos maiores de idade e netos de cidadão espanhol originário.

O tempo de reconhecimento da cidadania espanhola varia bastante de caso para caso e depende de diversos fatores, como a organização documental, filas do consulado e outros detalhes. Em média, o processo leva de 1 a 3 anos para ser totalmente concluído.

Fale conosco

Preencha o formulário abaixo e entraremos em contato assim que possível.