Visto de residência em Portugal

Vistos de residência em Portugal são vistos para a finalidade superior a 12 meses. Estes serão substituídos por Autorização de Residência (AR).

A aplicação ao visto é feita por meio da empresa que atende os Consulados de Portugal, a VFS Global.

Orientação
personalizada

Acompanhamento
contínuo do processo

Serviços de tradução e
apostilamento de documentos

Lisboa

Modalidades de visto

Dentre as modalidades de visto de residência por trabalho, e destacamos algumas delas:

Visto D1

Visto D1

Visto de residência para exercício de atividade profissional subordinada: para quem possuir contrato de trabalho ou promessa de contrato de trabalho.

Visto D2

Visto D2

Visto de residência para exercício de atividade profissional independente ou para imigrantes empreendedores: para quem tenha contrato ou proposta escrita de contrato de prestação de serviços no âmbito de profissões liberais; e para aqueles empreendedores que tenham efetuado operações de investimento em Portugal (abertura de empresa).

Visto D4

Visto D4

É o visto de estudo: atende aqueles que possuem o aceite de instituição de ensino superior e comprovativo dos meios de subsistência. Há possibilidade legal de trabalhar no país enquanto a vigência do visto. É permitido o reagrupamento familiar, para permitir a entrada da família (cônjuge e filhos menores) juntamente com o titular do visto de residência por estudo.

Visto D7

Visto D7

Visto para a fixação de residência de reformados, religiosos e pessoas que vivam de rendimentos próprios. Em relação às pessoas que vivem de rendimentos próprios, os documentos comprovativos de rendimentos devem ser provenientes de bens móveis ou imóveis; de propriedade intelectual; de aplicações financeiras; ou de proventos empresariais. Deve ser demonstrado como meio de subsistência um depósito mínimo de valor equivalente a 12 vezes o salário mínimo português numa conta bancária portuguesa em nome do requerente.

Lisboa

Visto para procura de trabalho

Autoriza a atividade laboral dependente até o termo da duração do visto ou até a concessão da autorização de residência. É concedido para um período de 120 dias, prorrogável por mais 60 dias e permite uma entrada em Portugal.

No término do limite máximo da validade do visto para procura de trabalho sem que tenha sido constituída a relação laboral e iniciado o processo de regularização documental subsequente, o titular do visto tem de abandonar o país e apenas pode voltar a instruir um novo pedido de visto para este fim, um ano após expirar a validade do visto anterior.

A emissão deste visto concede ao seu titular a possibilidade de se registar como candidato a emprego num dos centros de emprego e formação profissional portugueses geridos pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), o Instituto Público de Emprego Português.

Documentação específica para Visto de procura de trabalho:

  • Carta de intenção que justifique os motivos de viagem para Portugal;
  • Cópia do título de transporte de regresso;
  • Comprovativo da disponibilidade de recursos financeiros no montante de pelo menos três vezes o valor da retribuição mínima mensal garantida OU Termo de responsabilidade com assinatura reconhecida em notário em Portugal, subscrito por cidadão português ou Cidadão estrangeiro habilitado, com documento de residência em Portugal, que garanta a alimentação e alojamento ao requerente do visto, bem como a reposição dos custos de afastamento, em caso de permanência irregular.
  • O cidadão que subscreva o Termo de Responsabilidade deve dispor de recursos financeiros no montante de pelo menos três vezes o valor da retribuição mínima mensal garantida.
  • Comprovativo de apresentação de declaração de manifestação de interesse para inscrição no IEFP apresentada online.
  • Formulário de pedido de visto nacional preenchido na íntegra e assinado pelo requerente;

O visto de procura de trabalho não prevê a possibilidade de ser solicitado um visto para acompanhamento familiar.

Marvão

Perguntas frequentes

Quais tipos de visto posso solicitar com a ajuda da assessoria?

Nossa assessoria oferece suporte para diversos tipos de vistos, incluindo:

  • Visto de trabalho
  • Visto de estudo
  • Visto de residência
  • Visto para negócios ou empreendedorismo
  • Visto relacionado à cidadania 

Com base no seu perfil, identificamos o visto mais adequado e orientamos sobre os requisitos específicos.

O tempo pode variar de acordo com o tipo de visto e o país onde a solicitação é feita. Em média, processos simples podem levar de 30 a 90 dias. Nossa equipe acompanha todas as etapas para garantir que os prazos sejam cumpridos e reduzir possíveis atrasos.

Fale conosco

Preencha o formulário abaixo e entraremos em contato assim que possível.